Jornal Estado de Minas

Caminhão atropela e mata dezenas de pessoas na festa da Queda da Bastilha, na França

Trecho na orla da cidade onde ocorreu o ataque na Riviera Francesa é conhecido como Passeio dos Ingleses, e é um dos pontos mais frequentados por turistas e moradores - Foto:
O presidente da França, François Hollande, declarou na noite desta quinta-feira que ao menos 77 pessoas foram mortas e, segundo a imprensa local, 50 pessoas estão em estado grave após um caminhão avançar contra uma multidão na cidade de Nice, no Sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.

Vídeo mostra caminhão avançando sobre multidão



A prefeitura de Nice disse, pelo Twiter, que houve um atentado. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, escreveu no Twitter para que os moradores residentes de Nice permaneçam em casa. Ele também declarou que foram encontradas armas e granadas no interior do caminhão e que o motorista do caminhão disparou contra a multidão.

O fiscal antiterrorista da França, François Mollins, também disse que “tudo indica” que se trata de um atentado.

A mídia francesa informou que o caminhão bateu nas pessoas enquanto a multidão estava reunida assistindo a um show de fogos de artifícios durante o feriado na Paseio dos Ingleses, um ponto turístico muito popular em Nice.



Veja o vídeo que mostra momentos após o acidente. Atenção, as imagens são fortes.


Também há informações não confirmadas de tiroteios no mesmo local. Alguns meios de comunicação informaram que o acidente foi um ataque terrorista.

Ao saber do atropelamento de centenas de pessoas na noite de hoje, o presidente da França, François Hollande, que estava em Avignon, no sul do país, deixou a cidade e convocou uma reunião de emergência com seu gabinete, na sede do Ministério do Interior, em Paris.

O porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, disse que uma investigação está em andamento sobre o motorista do caminhão. De acordo com o porta-voz, não é possível afirmar ainda que o acidente foi um ataque terrorista.

                                                                                    Local da tragédia
                                                                             

Dia da Bastilha


Era para ser um dia de festividades. No dia em que se comemorava o Dia da Bastilha, a parada militar foi dedicada às forças francesas distribuídas pelo mundo e aos militares enviados para países estrangeiros, como o Afeganistão. Mas Sarkozy, que fez uma visita surpresa às tropas francesas no Afeganistão, na terça-feira, disse querer que o Dia da Bastilha fosse "dedicado a todos os soldados mortos em operação".

O Dia da Bastilha lembra os eventos de 14 de julho de 1789, quando uma multidão enfurecida invadiu a prisão da Bastilha em Paris, fato que ajudou a dar início à Revolução Francesa.



 

.