As Forças Armadas da Turquia divulgaram, na noite desta sexta-feira, que "assumiram pleno controle do país". No comunicado, os militares afirmaram que estavam tomando o poder para "reestabelecer a ordem constitucional" e que lidariam com todas as responsabilidades governamentais. Tiros foram ouvidos no lado de fora dos quartéis e caças sobrevoam a capital turca. O primeiro-ministro e o presidente do país, no entanto, disseram que houve uma "tentativa de golpe".
Soldados bloquearam a entrada do Aeroporto Atatürk, em Istambul, onde quatro tanques foram posicionados, segundo a agência de notícias Dogan. Dois outros tanques e um veículo militar ficaram estacionados na frente de um terminal VIP. A reportagem disse ainda que os soldados entraram na torre de controle e cancelaram todos os voos.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez ao vivo, por celular, pronunciamento de um local desconhecido para a CNN da Turquia. O governante afirmou que "não há poder maior do que o poder do povo". O presidente convocou a população a "tomar as ruas" contra a tentativa de golpe do Exército turco.
"Eu certamente não acredito que eles golpistas serão bem sucedidos, ao longo da história, aqueles que tentaram dar golpes nunca conseguiram e, mais cedo ou mais tarde, eles irão perecer" disse Erdogan, que governa o país desde 2002.
Forças turcas bloquearam duas das maiores pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, e aviões militares foram vistos sobrevoando a capital turca, Ancara, em baixa altitude. Há tanques posicionados na parte externa do aeroporto internacional Ataturk.
Dezessete policiais morrem em ataque contra helicóptero
Durante a tentativa de golpe, 17 policiais foram mortos em um ataque contra um helicóptero na sede das forças especiais da polícia, nos arredores de Ancar, informaram as emissoras de TV locais.
Apesar do confronto nas ruas, oficiais do governo, incluindo o presidente Recep Tayyip Erdogan, tentaram minimizar os relatos de que os militares estavam no controle.
Leia Mais
Unesco confirma adiamento de reunião sobre a Pampulha na Turquia 'Nós não vamos abandonar nosso país', diz Erdogan após tentativa de golpePresidente da Turquia convoca população a tomar as ruas contra tentativa de golpeVoos são cancelados e acesso às redes sociais bloqueado na TurquiaExército da Turquia diz que tomou controle do governoExército toma o poder na Turquia; presidente está a salvoNa Turquia, o Exército fechou as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa - no caminho inverso, o trânsito segue fluindo. O primeiro-ministro Binali Yildirim disse que houve uma tentativa de golpe de Estado por parte de uma ala das Forças Armadas, mas não deu mais detalhes.
Com agências
.