Imagens do canal Sky News Arabia mostram o momento em que um helicóptero militar abre fogo sobre a cidade de Ancara, capital da Turquia. O Estado-Maior do Exército da Turquia anunciou nesta sexta-feira, que tomou o controle do país em um golpe contra o primeiro-ministro Binali Yildirim e o presidente Recep Tayyip Erdogan.
No vídeo, é possível ver vários disparos de arma de fogo no céu de Ancara. Assista:
Des hélicoptères tirent sur un édifice gouvernemental #Ankara #Turquie https://t.co/7HcB7T8Soj
— Moëz BHAR (@moezbhar) 15 de julho de 2016
"Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país", diz uma declaração da ala das Forças Armadas responsável pela revolta, que mantém o antigo chefe do Estado-Maior como refém.
Todos os voos para o Aeroporto de Ataturk, em Istambul, foram cancelados, segundo a rede "SkyNews".
Por volta das 22h, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa - no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.
Logo depois foi bloqueado o acesso às redes sociais, e militares invadiram a sede da TV estatal. Além disso, tanques se dirigiram ao Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, o mais movimentado do país.
"Os autores [do golpe] pagarão o preço mais alto", garantiu Binali Yildirim, que ainda prometeu usar "força contra a força". Nos últimos meses, o presidente Erdogan vinha sendo acusado de promover uma deriva autoritária no país, atingindo até alguns de seus antigos aliados.
(Com informações de agências)