O grupo de internet americano Yahoo! anunciou nesta segunda-feira ter chegado a um acordo com o gigante das telecomunicações Verizon para vender seus principais ativos por 4,8 bilhões de dólares.
O diretor-executivo da Verizon, Lowell McAdam, afirmou em um comunicado que as atividades do Yahoo! se integrarão na mesma divisão que as da AOL, adquiridas no ano passado, com o objetivo de criar "um grupo internacional de meios de comunicação de primeira ordem e ajudar a acelerar nossas receitas por publicidade on-line".
As principais atividades do Yahoo! incluem os famosos serviços on-line como Yahoo News e Yahoo Mail.
A compra, que será concluída em 2017, não engloba a tesouraria do Yahoo, uma carteira de patentes nem as partes do grupo no capital do chinês Alibaba e do Yahoo Japão.
"O grupo Yahoo mudou o mundo e continuará fazendo isso, através de sua aliança com Verizon e AOL", disse a diretora-geral do Yahoo!, Marissa Mayer, em um comunicado.
O acordo englobará as populares notícias do Yahoo, e-mails e outros serviços on-line que são utilizados por mais de um bilhão de pessoas no mundo.
O Yahoo ficará como uma empresa separada dos investimentos da companhia, que mudará de nome após a transação.
Marissa Mayer acrescentou que o acordo separa o coração dos negócios do Yahoo da participação acionária de seus ativos na Ásia e "é um importante passo em nosso plano para conseguir acionistas para Yahoo".