O valor absoluto médio da temperatura do ar perto da superfície da Terra atingiu um novo recorde em julho de 2016, de acordo com uma análise do registro de dados meteorológicos do Copernicus Climate Change Service da Europa, operado pelo Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF).
Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra:https://www.businesswire.com/news/home/20160810005575/pt/
A temperatura global geralmente sobe em julho, quando as massas de terra do hemisfério norte estão, em média, mais quentes. Isso varia em mais de 3C no decorrer de cada ano.
O maior desvio recente deste ciclo anual ocorreu em fevereiro deste ano, mas julho foi 0,5C ainda mais quente que a média do mês entre 1981 e 2010. Isso fez de julho de 2016 o mês mais quente em qualquer registro de dados a partir do século XIX.
Cada um dos últimos 12 meses foi o mais quente já registrado para o mês em questão. Isso esteve perto de acontecer antes entre agosto de 1997 e julho de 1998 ? uma consequência do evento conhecido como "El Niño?, em que a atmosfera foi aquecida por uma onda excepcional de calor do Oceano Pacífico tropical.
O evento de 1997/98 foi, em geral, um pouco mais forte, mas as temperaturas médias do ar foram maiores durante o período mais recente por causa da progressão global do aquecimento global. A menor extensão de gelo marítimo do Ártico em 2016 foi um fator evidente por trás das diferenças mais altas de temperatura durante os meses de inverno do hemisfério norte.
A variabilidade natural do sistema climático e as mudanças induzidas pelas atividades humanas desempenham papéis que interagem entre si e se combinam de tempos em tempos, apresentando novos extremos, como têm ocorrido nos últimos meses.
Jean-Noël Thépaut, diretor chefe do Copernicus Climate Change Service, afirmou:
"Estes recordes extremos são o resultado de um coquetel: o fenômeno climático e a atividade humana. As temperaturas são superiores à média na grande maioria das massas de terra e mar?.
"Nós já estamos vendo o preço pago pelos homens pelas condições mais quentes com os incêndios relatados e a alteração de alguns meio ambientes.?
Juan Garces de Marcilla, diretor do Copernicus Services no ECMWF, acrescentou:
"Além de continuar reduzindo as emissões, em particular no contexto doacordo da Paris Climate Change, compete aos decisores políticos utilizar o monitoramento e as informações preditivas fornecidas pelo Copernicus Services e por outros programas para planejar medidas de resiliência a fim de adaptar e mitigar o impacto da mudanças climáticas sobre a indústria e o público?.
Fim
Mais informações, incluindo os registros da temperatura em uma animação ao longo do tempo, estão disponíveis em -https://climate.copernicus.eu/resources/data-analysis/average-surface-air-temperature-analysis
Site: ecmwf.int | atmosphere.copernicus.eu | climate.copernicus.eu
Nota aos editores:
(i) Copernicus é o principal programa de observação da Terra da Comissão Europeia, fornecendo serviços de informações e dados operacionais acessíveis de modo gratuito. O Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF) foi encarregado de implementar duas partes principais do programa Copernicus e está ajudando com uma terceira, para oferecer um padrão consistente de medição, previsão e predição das condições atmosféricas e alterações climáticas:
-- O Copernicus Atmosphere Monitoring Service (em tradução livre, Serviço de Monitoramento Atmosférico) fornece previsões diárias, detalhando a composição da atmosfera desde o solo até a estratosfera.
-- O Copernicus Climate Change Service (em tradução livre, Serviço de Mudança Climática), ainda em desenvolvimento, vai monitorar e analisar de forma rotineira cerca de 20 variáveis climáticas fundamentais para construir uma imagem global do nosso clima, do passado ao futuro, bem como desenvolver indicadores climáticos personalizáveis em setores econômicos relevantes.
-- O Copernicus Emergency Management Service (em tradução livre, Serviço de Gerenciamento de Emergências) oferece suporte às melhorias para a previsão de inundações e compreensão da frequência, variabilidade e consequências das condições meteorológicas extremas.
(ii) O ECMWF é uma organização internacional especializada em previsão numérica de tempo e é apoiada por muitos países europeus.
(iii) Os resultados apresentados são da ERA-Interim, uma reanálise de séries completas de observações meteorológicas analisadas a cada dia para iniciar as previsões meteorológicas.
(iv) A reanálise JRA-55, produzida pela Agência Meteorológica do Japão, fornece resultados da temperatura do ar na superfície que são semelhantes aos mencionados pela ERA-Interim.
(v) As análises convencionais de dados climatológicos mensais produzidos por instituições como o Met Office (com a Universidade de East Anglia), a NASA e a NOAA fornecem longos registros dos desvios mensais de temperatura a partir de valores para períodos de referência climatológica, mas não os valores absolutos de temperatura. Eles mostram que os períodos relativamente quentes que ocorreram a partir da década de 1990 não têm precedentes durante um período que se estende para trás até 1850 ? no caso do Met Office ? e 1880 ? em outros casos.
(vi) O US National Snow and Ice Data Center (NSIDC;https://nsidc.org/) fornece informações abrangentes sobre variações na extensão do gelo marítimo. As diferentes estimativas de concentração de gelo marítimo utilizadas pelas reanálises da ERA-Interim e JRA-55 são amplamente consistentes entre elas e com as informações fornecidas pelo NSIDC.
(vii) Há vários indicadores da força de um El Niño, com base em anomalias da temperatura em diferentes regiões do Oceano Pacífico tropical e medidas associadas da circulação atmosférica.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Para o Copernicus Climate Change Service: Rory Edwards ou Jack Thompson Tel. geral: +44 (0) 20 7593 4000 Tel.
This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsability for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.
End of the Business Wire's Press Release
.