Cinquenta migrantes, cuja embarcação havia naufragado, foram resgatados nesta sexta-feira perto da localidade grega de Methoni, no Peloponeso, num momento em que aumentam as chegadas às ilhas do Egeu a partir da Turquia, indicou nesta sexta-feira a polícia portuária.
As autoridades buscam determinar qual foi o itinerário utilizado, já que a localidade está distante das principais rotas que os migrantes utilizam para chegar à Europa a partir da Turquia pelo mar Egeu.
Entre quinta e esta sexta-feira pela manhã, 261 pessoas foram registradas nas ilhas do Egeu, principalmente em Lesbos, o que representa um aumento em relação aos últimos dias, informou o órgão grego de coordenação da resposta à crise migratória.
No ano passado na mesma data, todos os dias milhares de pessoas chegavam à Europa a partir da Turquia pelas ilhas gregas, mas este fluxo diminuiu consideravelmente a um nível de cem pessoas por dia depois que a União Europeia chegou a um acordo com Ancara para devolver ao território turco os migrantes que chegassem depois de 20 de março.