Dezenas de indigentes desmaiaram e foram atendidos em hospitais de Los Angeles em um episódio supostamente provocado por um tipo de maconha sintética, informaram as autoridades.
Apenas nesta segunda-feira, 18 pessoas foram socorridas pelos bombeiros de Los Angeles no bairro Skid Row, no centro da cidade, e 14 precisaram ser internadas.
Na sexta-feira, outras 50 pessoas desmaiaram no mesmo bairro, e 38 foram atendidas em emergências, revelou à AFP a porta-voz dos bombeiros Margaret Stewart.
Os canais locais de TV mostraram imagens de homens caídos na rua sendo atendidos pelos serviços de emergência.
As autoridades realizam análises toxicológicas, mas um médico dos bombeiros, doutor Marc Eckstein, atribui o surto a uma forma de maconha sintética conhecida como "spice".
Segundo Eckstein, citado pelo canal local KTLA, o assunto está se tornando uma "crise de saúde pública" em Los Angeles, onde vive a maior população de indigentes sem assistência dos EUA.
Em Skid Row, milhares de pessoas - incluindo dependentes de drogas e indigentes com problemas psiquiátricos - vivem nas ruas ou em refúgios improvisados.