(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rajoy quer diálogo urgente com socialistas sobre sua investidura na Espanha


postado em 06/10/2016 09:10

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta quinta-feira que deseja dialogar com "celeridade" e "absoluta franqueza" com os socialistas, que debatem se permitirão que o líder conservador forme um novo executivo para evitar novas eleições.

Em suas primeiras declarações desde a revolta no Partido Socialista que culminou com a saída de seu líder Pedro Sánchez, Rajoy afirmou que quando puder falará com Javier Fernández, à frente da comissão gestora que dirige interinamente o PSOE.

"A única coisa que vou dizer é que é necessário um governo na Espanha rapidamente e que realizar eleições outra vez é um grande disparate", disse Rajoy aos jornalistas. "Quero um diálogo na maior celeridade possível e tê-lo com absoluta franqueza", afirmou.

O líder conservador, no poder desde 2011, garantiu que não imporá "nenhuma condição" aos socialistas para evitar as terceiras eleições em um ano, cujo resultado favoreceria a direita e seria desastroso para o PSOE em plena crise.

Assessores de Rajoy sugeriram nos últimos dias que a direita poderia pedir ao PSOE que se comprometa a garantir certa estabilidade a um futuro governo em minoria do Partido Popular (PP, direita).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)