A decisão do Comitê Nobel de Oslo de conceder o Prêmio Nobel da Paz ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é "um convite a todos a renovar seu compromisso pela paz", disse a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
"Este prêmio também presta uma homenagem à audácia e à perseverança do presidente Santos e a todos aqueles que buscaram construir a paz dia após dia, passo a passo, para sanar as feridas do país, em suas famílias e comunidades", indicou nesta sexta-feira em um comunicado a diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com sede em Paris.
Segundo Bokova, "o prêmio Nobel a Santos e à histórica iniciativa de paz colombiana envia um importante apelo a se unir pela paz, em todo o continente e no resto do mundo".
"Em um país atingido por cinco décadas de guerra - acrescenta - com populações deslocadas e imenso sofrimento, este prêmio lembra que a paz pode ser alcançada".
"A Unesco - conclui a mensagem - apoia o povo da Colômbia e está mais determinada do que nunca a apoiar todos os colombianos em seu avanço".
.