(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santos entrega três municípios livres de minas terrestres na Colômbia


postado em 15/10/2016 19:40

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou neste sábado os municípios de Nariño, Guatapé e La Unión, no departamento de Antioquia (noroeste), como livres de minas terrestres, completando, oficialmente, oito zonas desminadas em todo o país.

"Além de destruir minas, essas intervenções restituem direitos aos colombianos: à mobilidade, ao uso da terra, a viver sem medo", afirmou o mandatário em Nariño, durante a cerimônia de entrega dos municípios desminados.

Santos disse que o objetivo de seu governo é "limpar 21 milhões de metros quadrados dos 52 milhões de metros quadrados que estão "contaminados" no território de Colômbia".

Milhares de minas foram espalhadas pelo território do país durante o conflito armado que atinge a Colômbia há mais de cinco décadas entre as forças guerrilheiras, paramilitares de ultra-direita e o Estado.

A Colômbia é o segundo país mais afetado pelas minas terrestres, depois do Afeganistão. Segundo dados oficiais, cerca de 11.500 pessoas foram vítimas desses artefatos explosivos usados por distintos atores armados no conflito interno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)