O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou neste sábado os municípios de Nariño, Guatapé e La Unión, no departamento de Antioquia (noroeste), como livres de minas terrestres, completando, oficialmente, oito zonas desminadas em todo o país.
"Além de destruir minas, essas intervenções restituem direitos aos colombianos: à mobilidade, ao uso da terra, a viver sem medo", afirmou o mandatário em Nariño, durante a cerimônia de entrega dos municípios desminados.
Santos disse que o objetivo de seu governo é "limpar 21 milhões de metros quadrados dos 52 milhões de metros quadrados que estão "contaminados" no território de Colômbia".
Milhares de minas foram espalhadas pelo território do país durante o conflito armado que atinge a Colômbia há mais de cinco décadas entre as forças guerrilheiras, paramilitares de ultra-direita e o Estado.
A Colômbia é o segundo país mais afetado pelas minas terrestres, depois do Afeganistão. Segundo dados oficiais, cerca de 11.500 pessoas foram vítimas desses artefatos explosivos usados por distintos atores armados no conflito interno.