A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira uma multa aos bancos HSBC, JP Morgan e Credit Agricole por terem acertado a manipulação do euribor, um índice que serve de referência para os créditos hipotecários.
"A Comissão Europeia impôs uma multa de 485 milhões de euros ao Crédit Agricole, HSBC e JPMorgan Chase por terem participado de um acordo sobre as taxas de juros em euros", indicou o executivo do bloco em um comunicado.
"Os bancos entraram em acordo sobre como fixar as taxas de juros em euros e trocaram informação sensível violando as regras da concorrência da UE", acrescentou a Comissão.
Em 2013, estes três bancos rejeitaram um pacto com Bruxelas para aceitar a responsabilidade na manipulação, como fizeram Barclays, Deutsche Bank, RBS e Société Générale.
O alemão Deutsche Bank, o britânico RBS e o francês Société Générale precisaram, então, pagar multas, enquanto o Barclays ficou isento por ter revelado a existência da manipulação.
Em uma reação imediata, o JPMorgan Chase anunciou que apelará da multa imposta pela Comissão Europeia.
"Não cometemos nenhuma malversação vinculada à taxa de juros euribor", afirmou a porta-voz Jennifer Zuccarelli.
"Continuaremos nos defendendo energicamente destas acusações, no presente caso através de prováveis apelações ante os tribunais europeus", concluiu.
.