O senador republicano disse em um comunicado à imprensa que, durante seu encontro com Tsai, eles "discutiram nossa oportunidade mútua para melhorar a estatura de nossas relações bilaterais" em uma conversa que abordou vendas de armas, trocas diplomáticas e relações econômicas.
Um comunicado de imprensa de Abbott, também republicano, informou que ele e Tsai discutiram energia e relações e laços comerciais entre Taiwan e Texas. O governador do Texas disse ainda que eles falaram sobre "como nossas duas economias podem expandir a nossa já próspera parceria comercial".
Um funcionário da equipe de transição do presidente eleito Donald Trump disse que nem Trump nem as autoridades de transição se encontrariam com Tsai. A passagem da presidente taiwanesa pelos EUA foi examinada por Pequim em busca de qualquer sinal de que a equipe de Trump teria qualquer envolvimento com a ilha autogovernada que a China considera seu território. Autoridades de Pequim se queixaram que Trump, no mês passado, violou o protocolo diplomático falando por telefone com a líder taiwanesa. Fonte: Associated Press..