A polícia norte-americana deteve ao menos 95 pessoas que protestavam contra o presidente Donald Trump nesta sexta-feira. O empresário assumiu hoje a presidência dos Estados Unidos, em cerimônia no Capitólio, o prédio do Congresso americano em Washington. Segundo o porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana, Sean Conboy, os manifestantes foram presos por vandalismo e destruição de propriedade. Conboy disse ainda que dois policiais foram feridos nos confrontos.
Em alguns momentos, longe do Capitólio, os manifestantes - que se vestiram de preto e cobriram os rostos - amassaram carros e quebraram vidros. Outros, porém, usaram o bom humor e desfilaram pelas ruas com cartazes dizendo "Resistam a Trump, realizem a justiça do clima agora,"e "Palestina livre."
A polícia interveio, usando spray de pimenta, quando cerca de 100 manifestantes começaram a depredar lojas e veículos. Alguns ativistas chegaram a jogar tijolos para quebrar as janelas do comércio. Manifestantes gritaram para a polícia "Mãos para cima, não atire", numa referência a um refrão adotado em protestos depois que a polícia matou Michael Brown em 2014 em Ferguson, estado de Missouri.
.