Os Estados Unidos concederam a permissão presidencial à canadense TransCanada para a construção do oleoduto Keyston XL, anunciou nesta sexta-feira o departamento de Estado.
Um dos primeiros atos de Donald Trump depois de assumir a presidência dos Estados Unidos em janeiro foi dar luz verde condicional para o projeto transfronteiriço, que seu antecessor Barack Obama havia congelado por preocupações com o meio ambiente.
Depois de revisar o projeto, o subsecretário de Estado Thomas Shannon concedeu a permissão presidencial, concluindo, entre outras coisas, que a obra "servirá aos interesses nacionais", segundo a pasta.
O oleoduto Keystone XL, concebido para enviar petróleo canadense às refinarias do Golfo do México, terá de 1.900 km e é alvo de protestos por partes de populações indígenas e ambientalistas.
Keystone XL também foi durante muito tempo um tema delicado entre Washington e Ottawa.
Fervoroso defensor da indústria petroleira, o ex-primeiro-ministro canadense Stephen Harper, antecessor de Justin Trudeau, argumentou várias vezes ante a administração Obama para defender a causa da TransCanada. Seus esforços não tiveram sucesso.