O incidente, sobre o qual a polícia não revelou mais detalhes, ocorreu pouco antes das 13h (10h de Brasília), perto de grandes lojas, no cruzamento de uma avenida e uma das ruas de pedestres mais movimentadas da cidade.
Alguns meios de comunicação mencionaram três mortes e vários feridos, mas a polícia não divulgou um balanço. As imagens exibidas pelos canais de televisão mostram que a polícia bloqueou o acesso ao local e várias pessoas próximas ao cordão de isolamento.
Testemunhas afirmaram que muitas viaturas policiais e ambulâncias seguiram para o local. Helicópteros sobrevoavam o centro da capital da Suécia.
A companhia de cerveja sueca Spendrups afirmou para a emissora de rádio do país que reconheceu o veículo como um de seus caminhões, que teria sido roubado mais cedo no dia.
"Este é um de nossos veículos de distribuição que faz entregas. Durante uma entrega para o restaurante Caliente, alguém pulou para o assento do motorista e fugiu com o veículo em direção ao centro da cidade", disse o diretor de comunicações da empresa, Mårten Lyth. A loja de departamento de luxo Ahlens faz parte de uma rede sueca. O prédio atingido conta com diversas lojas.
'Nosso país foi atacado', diz primeiro-ministro
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou que o país "foi atacado". Segundo informações da radio sueca, Sveridge, a polícia teria confirmado que oito pessoas foram feridas e três morreram. "Tudo indica que isso é um ataque terrorista. O governo está informado e fazendo de tudo para ajudar as autoridades", disse Löfven..