@United overbook #flight3411 and decided to force random passengers off the plane. Here's how they did it: pic.twitter.com/QfefM8X2cW
%u2014 Jayse D. Anspach (@JayseDavid) 10 de abril de 2017
A truculência da companhia aérea United Airlines para retirar a força um passageiro de um voo de Chicago para Louisville está causando revolta nas redes sociais. Vídeos com as cenas em que um homem agarra o passageiro pelos braços estão sendo compartilhados no twitter e facebook. O homem que se recusou a sair do voo por motivo de overbooking acaba batendo o rosto na cadeira antes de ser arrastado até a frente do avião. Na sequência ele aparece ensanguentado.
O vídeo foi publicado no domingo. Segundo o USA Today, um porta-voz da United informou que a retirada do passageiro foi por motivo de excesso de passageiros. “O voo 3411 de Chicago para Louisville teve overbooking”.
#flythefriendlyskies @united no words. This poor man!! pic.twitter.com/rn0rbeckwT
%u2014 Kaylyn Davis (@kaylyn_davis) 10 de abril de 2017
Ele informou que houve uma tentativa para conseguir voluntários para sair mas, como não foi possível, a polícia foi “convidada a entrar”. “Pedimos desculpas pela situação de overbooking. Para mais detalhes sobre o cliente removido, dirijam-se às autoridades", informou a companhia.
A medida de retirar passageiros foi tomada porque a tripulação decidiu transportar quatro funcionários em um voo que já estava cheio. Na falta de voluntários para deixar o avião, foi feito um sorteio que deliberou pela retirada de quatro pessoas. O homem do vídeo se recusou a sair porque tinha consultas médicas agendadas com pacientes para o dia seguinte.
United pede desculpas
Depois da polêmica e comoção nas redes sociais, o diretor da United Airlines, Oscar Muñoz, declarou em comunicado divulgado no site da companhia aérea que se trata de um fato que "comoveu a todos na United".
Ele pede "desculpas" por ter que acomodar os passageiros em outros voos. "Estamos tentando contactar esse passageiro para conversar diretamente e resolver a situação", completou.