O artista americano Jeff Koons e a marca de luxo Louis Vuitton lançarão no fim de abril uma coleção de bolsas estampadas com cinco quadros de grandes mestres, incluindo a famosa Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, anunciaram nesta terça-feira ao jornal francês Le Figaro.
"Gosto de testar todas as possibilidades criativas da arte. Existe, segundo minha opinião, uma diferença entre design e arte. A arte tem um sentido, um objetivo por trás da origem do conceito", explicou ao jornal o artista, que já colaborou com o grupo LVMH, ao qual a Louis Vuitton pertence, com uma caixa para a marca de champanhe Dom Pérignon.
As estampas escolhidas procedem da série "Gazing Ball", de Jeff Koons, apresentada em Nova York no fim de 2015 e que mostra quadros clássicos ampliados como um cartaz com uma bola de cristal azul à frente.
"Em minha série Gazing Ball, a esfera azul é como o universo, um símbolo de generosidade que reflete tudo em 360º e que te diz que está no espaço e no tempo. Não a utilizei nas bolsas, já que o monograma cintilante e as letras brilhantes do nome dos pintores bastam para estabelecer esta conexão com o exterior", explicou Koons.
Nas bolsas, mochilas e peças de couro da coleção aparecerão, além de "La Gioconda", "The Tiger Hunt", de Peter Paul Rubens, "Girl with a Dog", de Jean-Honore Fragonard, "Campo de trigo com corvos", de Van Gogh, e "Marte, Venus y Cupido", de Tiziano.
A coleção será apresentada na noite desta terça-feira no museu do Louvre e começará a ser vendida em 28 de abril nas 450 lojas da Louis Vuitton.