Ken, o protótipo do homem americano e musculoso, de maxilar marcado e com um topete volumoso, agora tem um novo look. O icônico namorado da Barbie vem agora com três formatos de corpos diferentes e com coque, tranças africanas e óculos hipster com armação preta.
Os tempos mudam, e a fabricante da Barbie, a gigante Mattel, tenta se adaptar para aumentar as vendas, que estão em queda.
A mudança de visual foi revelada após 18 meses de apresentação da nova imagem da Barbie, estereótipo da beleza americana, com seios proeminentes, cintura minúscula e longos cabelos loiros. A nova Barbie vem agora com três novos tipos de corpo - alta, baixa e curvilínea.
O Ken virá também com três variantes: uma mais robusta, outra mais magra e a outra "original", em sete cores de pele, oito cores de cabelo e nove estilo de penteado, 56 anos após seu primeiro lançamento no mercado de brinquedos infantis.
Os bonecos ampliam a linha Fashionista da Barbie, que agora apresenta 40 bonecas com sete tipos de corpo, 11 tons de pele e 28 estilos de cabelo, comunicou a empresa.
"Estamos redefinindo o que uma boneca Barbie ou boneco Ken representam para essa geração", disse Lisa McKnight, vice-presidente e gerente-geral da Barbie.
"Modificar o Ken foi uma evolução natural para a marca, e permite que as meninas personalizem mais o papel que querem que ele desempenhe no mundo da Barbie", acrescentou.
O armário do Ken também foi modernizado, e conta com looks que vão desde um traje mais esportivo até uma roupa mais casual, passando por camisas xadrez de estilo hipster, shorts jeans e calças jeans justas.
O anúncio da Mattel sobre a nova Barbie curvilínea, feito em janeiro de 2016, foi recebido como um reconhecimento, ainda que tardio, de que as mulheres não possuem apenas um padrão específico, mas sim variadas formas e tamanhos.