O Parlamento de Luxemburgo aprovou o projeto de lei sobre a exploração e uso de recursos espaciais. O grão-ducado é, portanto, o primeiro país europeu a oferecer um quadro jurídico, que garante que operadoras privadas possam confiar em seus direitos sobre os recursos que extraem do espaço. A lei entrará em vigor em 1º de agosto de 2017. O primeiro artigo prevê que os recursos espaciais podem ser considerados propriedades privadas. A lei do país também estabelece os procedimentos para a autorização e supervisão de missões de exploração espacial.
O quadro jurídico e regulamentar é uma ação fundamental de uma estratégia geral a ser implementada pelo governo luxemburguês dentro da iniciativa SpaceResources.lu, cujo o objetivo é apoiar o desenvolvimento econômico de longo prazo de atividades recentes e inovadoras na indústria espacial. Dentro desta estratégia, incluindo, mas não limitada ao regime jurídico, Luxemburgo também começou a apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de alguns dos principais atuadores no setor de mineração espacial, que já estabeleceram suas operações europeias em Luxemburgo
A iniciativa SpaceResources.lu pode aproveitar a experiência que Luxemburgo adquiriu em setores que estão intimamente relacionados aos recursos espaciais e, particularmente, em seu comprovado histórico no setor de satélites. Em 1985, um esforço de parceria público-privado lançou a Société Européenne des Satellites, hoje conhecida como a maior operadora global de satélites SES, tendo sua sede operacional em Luxemburgo desde a sua criação há 30 anos.
O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia de Luxemburgo, Étienne Schneider, disse: "Luxemburgo é o primeiro lugar na Europa a adotar um quadro jurídico e regulamentar, que reconhece que os recursos espaciais podem pertencer a empresas privadas. O grão-ducado reforça assim a sua posição como polo europeu para a exploração e utilização de recursos espaciais. O quadro jurídico faz parte do ecossistema de experiência e do ambiente empresarial e inovador que Luxemburgo oferece às empresas da indústria espacial. Ao adotar, quase unanimemente, o respectivo projeto de lei, o Parlamento luxemburguês confirmou o forte compromisso entre diversos partidos políticos e o compromisso nacional com a iniciativa SpaceResources.lu."
Simultaneamente às medidas tomadas a nível nacional no âmbito da iniciativa SpaceResources.lu, Luxemburgo continua a promover a cooperação internacional para avançar em direção a um futuro sistema de governança e um quadro regulamentar global de utilização dos recursos espaciais. De acordo com isso, o grão-ducado recentemente assinou uma declaração conjunta sobre as futuras atividades relativas às missões em asteroides, tecnologias relacionadas e exploração e utilização de recursos espaciais com a Agência Espacial Europeia (ESA). Luxemburgo e a ESA concordaram com a oportunidade de continuar estudando os aspectos técnicos e científicos das atividades de exploração e aproveitamento de recursos espaciais.
O Ministério da Economia do Luxemburgo e a sua iniciativa SpaceResources.lu também apresentam um prêmio no primeiro concurso europeu de inovação na exploração espacial, o "Space Exploration Masters."
Divulgado pelo Ministério da Economia de Luxemburgo
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20170713006227/pt/
Meios de comunicação: Ministério da Economia, Luxemburgo ZENNERS Paul E-mail : paul.zenners@eco.etat.lu Tel.: (+352) 247-74126 GSM: (+352) 621 409 141
This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsability for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.
End of the Business Wire's Press Release