Jornal Estado de Minas

Harvard lidera ranking anual chinês de melhores universidades do mundo

As universidades americanas mantêm seu domínio em um ranking anual chinês sobre as melhores instituições acadêmicas do mundo, com Harvard liderando a lista pelo 15º ano consecutivo, seguida de Stanford.

Com poucas alterações no "top 10" em relação à sua última edição, o "Ranking Acadêmico das Melhores Universidades do Mundo" é organizado pela Shanghai Ranking Consultancy, que monitora e avalia desde 2003 cerca de 500 instituições consideradas de ponta.

A recorrente baixa mobilidade institucional no topo do ranking é, aliás, um traço que se sobressai.

Em nota, a consultoria informa que, entre os indicadores considerados na comparação, estão alunos e professores ganhadores de Prêmios Nobel ou de medalhas em suas respectivas áreas, além de artigos publicados nos periódicos "Nature" e "Science".

A Universidade de Cambridge e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) subiram posições, ocupando terceiro e quarto lugares, respectivamente, e empurrando a Universidade da Califórnia-Berkeley para o quinto lugar.

Princeton, Oxford, Columbia, California Institute of Technology e Chicago completam o "top 10".

Em 48º, a chinesa Tsinghua University integra pela primeira vez a lista das 50 principais universidades do mundo nesse ranking.

A instituição asiática mais bem colocada continua sendo a Tokyo University (24º), embora tenha perdido quatro posições. Na Europa, a melhor colocação é do Swiss Federal Institute of Technology, que fica em Zurique (19º).

A lista já foi alvo de críticas por privilegiar o campo de Exatas em detrimento da área de Humanidades.

.