A Samsung mostrou, nesta quarta-feira, o novo modelo do Galaxy Note, na tentativa de deixar para trás o fracasso das baterias que explodiam na geração anterior do aparelho e lançar um desafio para a Apple e o iPhone 8, seu próximo lançamento.
Executivos da Samsung apresentaram o "phablet", mistura de smartphone com tablet, Note 8, em um evento em Nova York, agradecendo repetidamente aos consumidores que se mantiveram fieis ao aparelho.
"Nenhum de nós vai esquecer o que aconteceu no ano passado", disse o presidente do negócio de comunicação móvel da Samsung, DJ Koh.
"Mas eu nunca vou esquecer como milhões de dedicados fieis ao Note ficaram conosco. Então, deixem-me expressar minha mais profunda gratidão".
A Samsung reivindicou ser a primeira fabricante a criar um aparelho "phablet", quando apresentou o primeiro Note há cinco anos.
A empresa não revelou o preço do Note 8, que vai chegar às lojas em 15 de setembro, mas ficará disponível para pré-venda nos próximos dias.
O Note 8 conta com câmera dupla atrás, melhorando a qualidade da imagem, e a sua já tradicional "S Pen" para desenhar ou escrever na tela.
- Galaxy vs iPhone -
Com o Note 8, a Samsung se prepara para disputar o mercado premium de smartphones com a Apple, que deve lançar o iPhone 8 quando o aparelho faz 10 anos de aniversário, em setembro.
A empresa californiana tem enfrentado dificuldades para manter sua imagem de líder global de inovação.
Há indícios de que o novo iPhone teria uma tela de alta qualidade, de ponta a ponta, com uma detalhe no topo para uma câmera extra com reconhecimento facial 3D.
Especula-se que o modelo possa ter a base de vidro e carregamento sem fio.
Os aparelhos Note 8 têm telas "infinitas", que vão de ponta a ponta do celular, para melhorar a visualização de vídeos ou ajudar usar sua função de múltiplas tarefas.
A companhia sul-coreana também disse que instalou seu assistente virtual Bixby no Note 8, para competir com a inteligência artificial de aparelhos da Apple ou até outros Androids.
O novo aparelho também é resistente à água e à poeria, além de poder ser carregado com tecnologia sem fio. "Com certeza, tem uma entrada 'jack' (para fones de ouvido) no Note 8", brincou Justin Denison, diretor-executivo da Samsung, em alusão à mudança que a Apple fez em seus últimos dispositivos, provocando risadas do público.
"A Samsung teve o fiasco do Note 7, mas parece ter deixado os problemas para trás", disse o analista da GlobalData, Avi Greengart, à AFP. "Ela está fazendo coisas incríveis com suas telas e o design".