O monstruoso furacão Irma deixou um morto e "devastação total" em Barbuda, informou nesta quarta-feira o primeiro-ministro da pequena ilha caribenha, Gaston Browne, após a passagem do fenômeno de categoria 5 na escala Saffir-Simpson.
"É uma devastação total, Barbuda é literalmente um escombro", disse Browne à imprensa local. O porta-voz da agência de gestão de emergências, Midcie Francis, confirmou que uma pessoa morreu e que os danos são gigantescos.
Com apenas 1.600 habitantes, Barbuda é uma ilha irmã de Antigua, que se livrou da pior parte do furacão. Ao norte das Antilhas Menores e a leste de Porto Rico, ambas formam um país soberano.
"Absolutamente devastador. Nunca vi tanta destruição como observei em Barbuda esta tarde", declarou o primeiro-ministro à CNN após sobrevoar a ilha. "Noventa e cinco por cento das propriedades foram danificadas".
Browne destacou que até o aeroporto foi atingido e, no momento, só permite operações com helicópteros.
"Acredito que o custo para reparar as infraestruturas e as residências vai superar os 150 milhões de dólares".
Browne precisou que a vítima fatal é um menino que era levado pela mãe de uma propriedade destruída para outro local.
"Com tanta devastação, me surpreende que não haja mais vítimas fatais".
Fotos publicadas nas redes sociais e na imprensa local revelam a enorme devastação, com casas convertidas em completos escombros, telhados arrancados e paredes derrubadas.