O senador norte-americano Ted Cruz, do Partido Republicano, se disse contrário à lei que prevê reformar o sistema de saúde nos Estados Unidos, o ObamaCare, implementado pelo ex-presidente Barack Obama. Se a postura do senador se confirmar, os republicanos terão grandes dificuldades para garantir a sobrevivência da proposta no Senado.
Neste domingo, Cruz teria inclusive declarado que "neste momento, eles não têm meu voto", informou um porta-voz do senador.
Republicanos tentam fazer mais uma esforço nesta semana para aprovar a reforma na lei de 2010 com um projeto dos republicanos Bill Cassidy, da Louisiana, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, que na prática deixaria decisões sobre o futuro da lei nas mãos de cada Estado, com financiamento eleitoral limitado para cada uma das administrações estaduais implementarem seus próprios sistemas de saúde.
Se três senadores republicanos votarem contra a proposta, a medida será rejeitada. O ex-candidato à presidência dos EUA e senador republicano pelo Arizona John McCain, e Rand Paul, senador republicano por Kentucky, já declararam oposição à iniciativa. Neste domingo, a senadora republicana Susan Collins, do Maine, disse que dificilmente votará a favor da lei.
Além de manifestar posição contrária à proposta, o senador Cruz ainda disse acreditar que seu colega de partido e senador por Utah, Mike Lee, também não apoia o projeto. Fonte: Associated Press.
(Washington).