O presidente da Bolívia, Evo Morales, buscará acordos sobre gás e integração ferroviária em reunião com Michel Temer, no final de novembro, informou a chancelaria em La Paz nesta terça-feira.
"O corredor ferroviário bio-oceânico e a integração energética serão os principais temas abordados no próximo dia 30 de outubro entre Bolívia e Brasil, durante a reunião bilateral de presidentes que ocorrerá em Brasília", declarou o chanceler boliviano, Fernando Huanacuni.
A Bolívia pretende renovar com o Brasil um contrato de compra e venda de gás que termina em 2019 e que envolve o fornecimento de até 30 milhões de metros cúbicos diários (mmcd) de gás natural ao mercado de São Paulo.
La Paz também quer uma ligação ferroviária de 3.500 km entre o porto de Santos e o terminal peruano de Ilo, no Pacífico. O projeto tem um custo estimado em entre 10 e 15 bilhões de dólares.
Os dois presidentes também analisarão a venda de energia elétrica a partir de 2019.
Apesar das severas críticas ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e à posse de seu vice, La Paz tem tentado desde o ano passado marcar um encontro entre Temer e Morales.
.