Nova York, 25 - O embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU), Ja Song Nam, está convocando o Conselho de Segurança para discutir, com urgência, o recente exercício militar conjunto realizado pelos Estados Unidos próximo à Península Coreana, afirmando que a ação é preparativa para uma "guerra nuclear" contra o seu país.
Ja Song Nam disse, em uma carta divulgada nesta quarta-feira, que o exercício de 16 de outubro foi o maior já realizado, "com a mobilização geral dos ativos estratégicos nucleares" depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, no mês passado, "fez uma feroz declaração de guerra alegando que deseja 'destruir totalmente' a Coreia do Norte".
O diplomata afirmou que o exercício naval, que envolveu o porta-aviões nuclear Ronald Reagan, três submarinos nucleares, destróieres Aegis e mais de 40 outros navios de guerra aumentaram as tensões na Península Coreana. Ele comentou que o Conselho de Segurança da ONU deveria discutir com urgência a "ameaça nuclear dos EUA". Fonte: Associated Press.