Após um atraso de 24 horas, a empresa americana Orbital ATK lançou, neste domingo, sua cápsula não tripulada Cygnus para uma nova missão de abastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS), segundo imagens transmitidas ao vivo pela Nasa.
O foguete de dois estágios Antares decolou do centro espacial Wallops Island, na costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos), às 07H19 locais (10H19 em Brasília).
A Cygnus alcançou a órbita da Terra menos de dez minutos depois de decolar, após se separar do segundo estágio.
Quarenta minutos mais tarde, abriu suas duas antenas solares e começou sua viagem rumo à ISS, que deve concluir na terça-feira.
Esta é a oitava missão de abastecimento da Orbital para a estação espacial, no âmbito de um contrato de 1,9 milhão de dólares com a Nasa.
A Cygnus deverá entregar 3,3 toneladas de alimentos, equipamentos e materiais para experiências científicas, incluindo um satélite para testar como as microbactérias se desenvolvem na microgravidade, a fim de determinar a quantidade mínima de antibiótico necessária para neutralizá-las.
"A resistência microbiana aos antibióticos poderia apresentar um risco para os astronautas no espaço, onde seu sistema imunológico se debilita", explicou a Nasa.
"Os pesquisadores acreditam que os resultados destes experimentos deveriam ajudar a desenvolver antibióticos eficazes para proteger os astronautas durante as missões de longa duração no espaço", acrescentou a agência americana, que disse que espera poder lançar missões tripuladas a Marte na década de 2030.
A cápsula deverá implementar também 14 minissatélites do tipo "Cubesat".
A equipe atualmente na ISS é formada por seis astronautas: três americanos, um italiano e dois russos.
.