O líder dos direitos civis americano Jesse Jackson anunciou nesta sexta-feira que tem a doença neurológica degenerativa de Parkinson.
Jackson, de 76 anos, que trabalhou com Martin Luther King Jr. pela causa da igualdade de direitos para os afro-americanos e atualmente dirige uma organização sem fins lucrativos de Chicago, disse que se tornou "cada vez mais difícil executar tarefas rotineiras".
"Minha família e eu começamos a notar mudanças há cerca de três anos. Por um tempo, resisti a interromper meu trabalho para consultar um médico", disse Jackson em um comunicado.
"Depois de uma bateria de exames, meus médicos identificaram o problema como o Mal de Parkinson, uma doença que venceu o meu pai".
Jackson disse que fará "mudanças de estilo de vida", se concentrará na fisioterapia para retardar a progressão da doença e planeja trabalhar em suas memórias.
Ele também disse que usará seu diagnóstico como uma oportunidade para instruir outras pessoas sobre a doença neurológica, cuja causa é amplamente desconhecida, que não tem cura e que afeta sete a 10 milhões de pessoas em todo o mundo.