A visita do ultraconservador britânico Milo Yiannopoulos à Austrália provocou manifestações violentas nesta segunda-feira em Melbourne.
O ex-editor do polêmico site Breitbart News realiza um giro pela Austrália chamado de "The Troll Academy".
Manifestantes contrários e favoráveis a Yiannopoulos se enfrentaram diante do local onde ele realizava uma conferência em Melbourne, o que exigiu a intervenção da polícia.
A TV local divulgou imagens da polícia tratando de separar os dois lados, que se enfrentaram lançando paus e pedras. Os policiais recorreram ao gás de pimenta.
Cinco policiais ficaram levemente feridos e dois manifestantes foram detidos.
Stephen Leane, vice-comissário da polícia do Estado de Victoria, atribuiu a violência aos manifestantes de esquerda, contrários a Yiannopoulos.
Yiannopoulos, grande admirador do presidente americano, Donald Trump, e paladino do nacionalismo branco nos Estados Unidos, se demitiu do cargo de editor do Breitbart em fevereiro passado, após declarações nas quais parecia justificar a pedofilia.
Denunciado por seus detratores como racista e misógino, Yiannopoulos é homossexual declarado e se apresenta como um cruzado da liberdade de expressão e inimigo do "politicamente correto" sob todas as suas formas.