A oferta e a demanda do mercado global de petróleo devem se equilibrar por volta do fim de 2019, graças a uma recuperação da demanda, sobretudo do setor de transporte, anunciou nesta quarta-feira (13) a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A projeção é que a demanda aumente em 1,51 milhão de barris ao dia (mbd) no ano que vem - neste ano, o crescimento já foi superior ao esperado, a 1,26 mbd -, chegando a 98,45 mbd, disse o relatório mensal da Opep.
"A expansão do setor de transportes deve gerar um aumento da demanda", afirma o documento.
A expectativa de expansão econômica global também beneficia a demanda de combustível dos setores industrial e de construção, afirmou o cartel.
A produção da Opep deve chegar a 33,2 mbd no ano que vem, em alta ante os 32,8 mbd deste ano, mas uma expansão abaixo do previsto.
A redução da produção em Angola, Arábia Saudita, Venezuela e Emirados Árabes Unidos levou a 133 mil barris diários a menos em novembro em relação ao mês anterior, de acordo com fontes secundárias.
A Opep acredita que uma alta das ações globais vai diminuir no ano que vem, "chegando a um mercado equilibrado ao fim de 2018".
.