Jornal Estado de Minas

Javier Bardem entre os indicados aos prêmios Razzies ao pior do cinema

O quinto filme da série "Transformers" dominou as indicações aos prêmios Razzies, a paródia do Oscar, que premiam o pior do cinema americano, aos quais também foi indicado o espanhol Javier Bardem.

Bardem, ganhador de um Oscar em 2008, é indicado a pior ator coadjuvante por sua atuação em "Mãe!" e "Piratas do Caribe: a vingança de Salazar", pelo qual também aparece na lista Johnny Depp.

"Transformers: o último cavaleiro" concorre em nove categorias, inclusive o de melhor filme, junto com "Emoji: o filme", "Cinquenta tons mais escuros", "A múmia" e "Baywatch: S.O.S. Malibu".

O anúncio das indicações foi feito em um vídeo publicado na plataforma YouTube, intitulado "Como proteger a humanidade do lixo tóxico Razzie", gravado no que parece ser uma antiga usina nuclear com estética de produção da Guerra Fria.

Os indicados estavam em fotos em preto e branco em fitas de celuloide em frascos de vidro fechados, com uma etiqueta de material radioativo.

Katherine Heigl ("Paixão obsessiva"), Dakota Johnson ("Cinquenta tons mais escuros"), Jennifer Lawrence ("Mãe!"), Tyler Perry ("Boo 2! A Madea Halloween") e Emma Watson ("O círculo") concorrem a melhor atriz.

Tom Cruise ("A múmia"), Jamie Dornan ("Cinquenta tons mais escuros"), Zac Efron ("S.O.S. Malibu"), Mark Wahlberg ("Pai em dose dupla 2" e "Transformers") disputam a framboesa de pior ator com Depp.

Os também ganhadores do Oscar Kim Basinger, Susan Sarandon, Mel Gibson e Anthony Hopkins receberam indicações.

A 38ª edição dos Razzies será celebrada em 3 de março, na véspera dos prestigiosos Oscar.

Os ganhadores são eleitos por membros da Fundação da Framboesa de Ouro, que pagam uma adesão de 40 dólares (25 dólares no caso de renovações anuais) para ter esta honra.

Os vencedores, que raramente se apresentam na cerimônia, recebem um troféu que consiste em uma framboesa com uma fita de cinema dourada, com valor estimado em cinco dólares.

.