O departamento americano de Estado anunciou nesta quinta-feira uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações sobre um líder talibã ligado a ataques no Paquistão e a uma tentativa de atentado em 2010 contra a Times Square, em Nova York.
O departamento pagará a recompensa por informações que levem à captura de Maulana Fazlullah, líder do grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP).
O governo americano oferece ainda 3 milhões de dólares por outros dois militantes associados ao TTP: Abdul Wali, líder do Jamaat ul Ahrar, e Mangal Bagh, chefe do Lashkar e Islam.
O departamento de Estado destaca que o TTP tem "demonstrado uma colaboração estreita com a Al-Qaeda", e que os três representam uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.
Segundo funcionários americanos, o TTP entregou explosivos para Faisal Shahzad, que realizou o fracassado atentado contra a Times Square em maio de 2010.
O grupo também está envolvido no massacre de mais de 150 pessoas em uma escola de Peshawar, no norte do Paquistão, entre outras ações terroristas.
.