Cecil Taylor, o rebelde pianista que revolucionou a linguagem do jazz, faleceu aos 89 anos, informou nesta sexta-feira seu representante, Adam Wilner, sem revelar a causa da morte.
Nascido em Nova York em 1929, Taylor marcou época ao publicar seu primeiro álbum, "Jazz Advance", ponto de partida do que ficaria conhecido como "free jazz", uma nova maneira de interpretar o gênero.
Junto ao saxofonista Ornette Coleman, um estreito colaborador, Taylor introduziu distintos ritmos combinados com percussões.
"Parte do que é esta música é que não pode ser descrita com exatidão. Trata-se de magia, de capturar espíritos", disse Taylor certa vez ao crítico Nat Hentoff.
Diferente de Coleman, outra lenda do jazz, falecido em 2015, Taylor tinha um caráter rebelde que o distanciava de parte do público.
Com formação clássica em piano, incentivado por sua mãe, que era cantora, Taylor se iniciou no jazz nos clubes do Harlem. Obteve estabilidade financeira dando aulas, em particular na Universidade de Michigan, e em viagens por Europa e Japão.