A ONU avaliou neste sábado (21) positivamente a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e expressou sua confiança de que isso permita gerar confiança a favor da desnuclearização da península coreana.
O regime de Pyongyang informou nas últimas horas que interromperá seus testes nucleares e balísticos e fechará o centro de testes atômicos do Norte do país, ao considerar que cumpriu com sua missão.
"Este passo positivo para adiante contribui para gerar confiança" e seguir com o processo que "conduza à desnuclearização pacífica da península coreana", afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Guterres, de acordo com um comunicado, reiterou seu compromisso de oferecer o apoio da ONU nesta missão e desejou que o êxito da cúpula intercoreana convocada para 27 de abril.
O líder norte-coreano, Kim Jung-un, e o sul-coreano, Moon Jae-in, têm perante si a "valente e grande tarefa de retomar um diálogo sincero que conduza para uma paz sustentada na península coreana", segundo a nota.
A ONU também elogiou a decisão de Pyongyang e Seul para estabelecer uma linha telefônica direta, como foi anunciado na sexta-feira.
.