Tornar-se princesa povoa o imaginário de meninas por todo o globo. Nesta manhã, o mundo inteiro acompanha o conto de fadas protagonizado pela plebeia norte-americana Meghan Markle. Feito Cinderela, ela se casa com seu príncipe encantado, Harry, o sexto na linha sucessória ao trono britânico.
Mais do que somente membros da família real, futuras governantes ou importantes personagens da história, as princesas têm o poder de virar tendência quase tudo o que tocam. Quando se trata nas bodas de casamento, as imagens delas passam a ser objetos de desejo.
Seus vestidos, penteados, buquês, joias e maquiagem viram modelo de inspiração para milhares de mulheres. Nesta página, relembramos seis casamentos memoráveis que ficaram para a história.
Moda e quebra protocolo
A coluna Page Six, do jornal NY Post, divulgou ontem que a atriz Meghan Markle usaria um modelo de vestido criado pela estilista Stella McCartney. “Stella é a escolha perfeita para a Meghan.
Ela usa tecidos orgânicos e tem um estilo muito semelhante ao dela – elegante, clean – e, além de tudo, elas são amigas”, declarou Caroline Castigliano, uma famosa estilista do Reino Unido. “Tenho certeza de que será muito diferente do vestido de noiva da Kate Middleton.
Grace Kelly e o príncipe Rainier III, de Mônaco
O modelo foi feito pela premiada figurinista de Hollywood Helen Rose, que já havia vestido a atriz para produções da MGM. Com centenas de pequenas pérolas, levou seis semanas para ficar pronto e foi provado mais de 30 vezes.
O modelo escolhido por Grace virou ícone da moda, e está em exposição no Museu de Arte da Filadélfia, inspirando noivas até hoje. Inclusive outras princesas como Kate Middleton.
Diana e o príncipe Charles, da Inglaterra
Com 7,5 metros de véu, 10 mil pérolas e muito, mas muito volume, Diana ostentou toda a grandiosidade da realeza e a personificação da moda nos anos 1980.
Kate Middleton e o príncipe Willian, da Inglaterra
O designer foi de Sarah Burton, estilista-chefe da grife britânica Alexander McQueen. O modelo foi em geral bastante elogiado e foi bastante comparado ao vestido usado por Grace Kelly.
Nas costas 2,7 metros de cauda e 58 botões revestidos de organza ornamentaram a peça. A tiara usada pela noiva era uma Cartier Scroll 1936, ofertada pela rainha Elizabeth, que por sua vez a recebera de sua mãe como presente de dezoito anos.O noivo, militar, usava o uniforme de gala de oficial da Guarda.
Máxima e príncipe willem, da Holanda
Máxima e Willem Alexander casaram-se em 2 de fevereiro de 2002, em uma cerimônia civil em Beurs van Berlage, Amsterdã.
O modelo em seda branca ganhou um toque de modernidade com a gola canoa levemente alta e delicadas aplicações de renda na saia. E como manda o figura de uma princesa que se preze, a tradicional cauda longa.
Princesa Madeleine, da Suécia, e o banqueiro Christopher O’Neill
Organza de seda e renda chantilly em tom marfim foram os tecidos escolhidos para criar o vestido com decote ombro a ombro de renda. Na cabeça, uma coroa de diamantes e o véu tipo mantilha de seis metros.
Charlene e príncipe Albert, de Mônaco
A aparente simplicidade da modelagem foi compensada pelo bordado composto por 40 mil cristais swarovski e 30 mil pérolas.