Jornal Estado de Minas

Sonho de princesa, casamento real desperta desejos e inspira cerimônias

- Foto: AFP

Tornar-se princesa povoa o imaginário de meninas por todo o globo.  Nesta manhã, o mundo inteiro acompanha o conto de fadas protagonizado pela plebeia norte-americana Meghan Markle. Feito Cinderela, ela se casa com seu príncipe encantado, Harry, o sexto na linha sucessória ao trono britânico. 

 Mais do que somente membros da família real, futuras governantes ou importantes personagens da história, as princesas têm o poder de virar tendência quase tudo o que tocam. Quando se trata nas bodas de casamento, as imagens delas passam a ser objetos de desejo. 

Seus vestidos, penteados, buquês, joias e maquiagem viram modelo de inspiração para milhares de mulheres. Nesta página, relembramos seis casamentos memoráveis que ficaram para a  história.

Moda e quebra protocolo


A  coluna Page Six, do jornal NY Post, divulgou ontem que a atriz Meghan Markle usaria um modelo de vestido criado pela estilista Stella McCartney. “Stella é a escolha perfeita para a Meghan.

Ela usa tecidos orgânicos e tem um estilo muito semelhante ao dela – elegante, clean – e, além de tudo, elas são amigas”, declarou Caroline Castigliano, uma famosa estilista do Reino Unido. “Tenho certeza de que será muito diferente do vestido de noiva da Kate Middleton.

Segundo a CNN britânica,  Meghan Markle, afrodescendente e divorciada, quebraria mais um protocolo na monarquia: entraria sozinha na Catedral de São Jorge, no Castelo de Windsor, No caminho do altar , seria acompanhada pelo príncipe Charles, quando por fim, esficaria diante do noivo Harry.

Grace Kelly  e o príncipe Rainier III, de Mônaco


- Foto: AP Não tem como falar do casamento de Meghan sem comparar com as bodas da também atriz Grace Kelly, em  19 de abril de 1956.
O vestido que usou, um dos mais lindos da história, era a combinação de um elegante corpete de renda belga com uma deslumbrante saia de tafetá.

O modelo foi feito pela premiada figurinista de Hollywood Helen Rose, que já havia vestido a atriz para produções da MGM. Com centenas de pequenas pérolas, levou seis semanas para ficar pronto e foi provado mais de 30 vezes.

O modelo escolhido por Grace virou ícone da moda, e está em exposição no Museu de Arte da Filadélfia, inspirando noivas até hoje. Inclusive outras princesas como Kate Middleton.


Diana e o príncipe Charles, da Inglaterra

 

- Foto: Valery Hache/AFP Oficialmente encomendado pelo Palácio de Buckingham, o vestido da Lady Di foi criado pelos estilistas David Emanuel e Elizabeth Emanuel. Cada passo do processo foi concluído em segredo total para garantir que ninguém, principalmente a imprensa do mundo inteiro, soubesse qualquer detalhe do famoso vestido, até 29 de julho de 1981.

Com 7,5 metros de véu, 10 mil pérolas e muito, mas muito volume, Diana ostentou toda a grandiosidade da realeza e a personificação da moda nos anos 1980.
A tiara spencer usada por Diana, toda em ouro, com diamantes colocados em prata. E nos sapatos de casamento, 150 pérolas em forma de coração. O príncipe Charles vestiu um uniforme naval.


Kate Middleton e o príncipe Willian, da Inglaterra

 

- Foto: Erik Matersson/sCANPIX/Reuters Os olhos do mundo estavam grudados na TV e nas redes sociais na cerimônia religiosa de Kate e Willian, em 29 de abril de 2011. O vestido da noiva, considerado “um segredo de Estado”, só foi revelado na ocasião de sua chegada à Abadia de Westminster.

O designer foi de Sarah Burton, estilista-chefe da grife britânica Alexander McQueen. O modelo foi em geral bastante elogiado e foi bastante comparado ao vestido usado por Grace Kelly.

Nas costas 2,7 metros de cauda e 58 botões revestidos de organza ornamentaram a peça. A tiara usada pela noiva era uma Cartier Scroll 1936, ofertada pela rainha Elizabeth, que por sua vez a recebera de sua mãe como presente de dezoito anos.O noivo, militar, usava o uniforme de gala de oficial da Guarda.


Máxima e príncipe willem, da Holanda

 

Máxima e Willem Alexander casaram-se em 2 de fevereiro de 2002, em uma cerimônia civil em Beurs van Berlage, Amsterdã.

A princesa Máxima optou pela elegância ao escolher um vestido do estilista italiano Valentino.

O modelo em seda branca ganhou um toque de modernidade com a gola canoa levemente alta e delicadas aplicações de renda na saia. E como manda o figura de uma princesa que se preze, a tradicional cauda longa.

Princesa Madeleine, da Suécia, e o banqueiro Christopher O’Neill

 

- Foto: AP O casamento ocorreu em 8 de junho de 2013. A cerimônia aconteceu no Palácio Real de Estocolmo. Assim como Máxima da Holanda, Madeleine escolheu um vestido do estilista Valentino. O modelo apostou em um corte tradicional, moderno, mas sem dúvida, digno do casamento da princesa.

Organza de seda e renda chantilly em tom marfim foram os tecidos escolhidos para criar o vestido com decote ombro a ombro de renda. Na cabeça, uma coroa de diamantes e o véu tipo mantilha de seis metros.


Charlene e príncipe Albert, de Mônaco

 

- Foto: Koen Suyk/AFP A responsabilidade de substituir a rainha Grace Kelly e ficar à altura de seu lindo vestido, usado 56 anos antes, a princesa Charlene teve muito trabalho na produção. Em 1º de julho de 2011, ela apareceu na cerimônia em Mônaco em belíssimo modelo Giorgio Armani, que criou um look elegante, com decote ombro a ombro, que cruzava na frente e nas costas, com saia ajustada ao corpo.

A aparente simplicidade da modelagem foi compensada pelo bordado composto por 40 mil cristais swarovski e 30 mil pérolas.


.