As duas Coreias conversam, nesta segunda-feira (18), sobre a constituição de equipes unificadas para disputar os próximos Jogos Asiáticos na Indonésia e, deste modo, prolongar o clima de aproximação na península que surgiu nos Jogos Olímpicos de Inverno organizados na Coreia do Sul.
Em sua histórica cúpula de abril, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, concordaram em participar em conjunto dos "eventos esportivos internacionais, como os Jogos Asiáticos 2018".
Na agenda da reunião desta segunda, há propostas como desfilar sob a mesma bandeira e concorrer com equipes unificadas às provas, segundo Jeon Choong-ryul, responsável da delegação sul-coreana.
Os Jogos Asiáticos acontecem em Jacarta e Palembang, de 18 de agosto a 2 de setembro.
Também se discutirá a realização de uma partida de basquete intercoreana proposta por Kim.
"Como se viu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pieongchang, todos sabem que os esportes desencadearam a reconciliação entre o Sul e o Norte", disse Jeon antes de seguir para a reunião.
Em Pieonchang, as duas Coreias apresentaram sua primeira equipe unificada, um conjunto de hóquei feminino.
Inicialmente, na Coreia do Sul, vozes se ergueram contra a medida, alegando que Seul estava privando seus próprios atletas da possibilidade de participar de um encontro olímpico.
Rapidamente, porém, ver os jogadores do Norte e do Sul usando a mesma camiseta gerou uma emocionante resposta, e a equipe unificada se tornou favorita dos espectadores, apesar de seus pobres resultados.