O presidente Michel Temer ofereceu ao vice-presidente americano, Mike Pence, em visita a Brasília, nesta terça-feira (26), colaborar com o transporte para trazer de volta crianças brasileiras que foram separadas na fronteira do país, com o aval de suas famílias.
"Assinalei que nosso Governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se for esse o desejo das famílias. As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema", disse Temer em uma declaração conjunta à imprensa após uma reunião em Brasília.
Segundo fontes brasileiras do Palácio do Planalto, a proposta foi bem recebida.
Cerca de 50 crianças brasileiras estão em abrigos nos Estados Unidos separados de seus pais na fronteira.
Ao todo, sob a implementação da política de "tolerância zero" destinada a conter a imigração, mais de 2 mil crianças foram separadas de seus pais e permanecem sob cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos em vários abrigos.
"Se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e o Governo brasileiros. Pedi sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", afirmou Temer, agradecendo a disposição de Pence, "que me indicou para trabalharmos juntos em busca de uma solução".
O vice-presidente americano apontou que seu governo "está trabalhando para reunir as famílias, inclusive as brasileiras".
.