A Boeing, empresa norte-americana de desenvolvimento aeroespacial e de defesa, divulgou nesta quinta-feira, durante conferência do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica, que ocorre em Atlanta, nos Estados Unidos, o projeto do primeiro conceito hipersônico de transporte de passageiros da companhia.
O avião hipersônico voará a uma velocidade denominada Mach 5, que equivale a 5 vezes a velocidade do som. O jato fará o trajeto da Europa à Austrália em cinco horas, de Los Angeles a Tóquio em três e de Londres para Nova York em menos de duas.
O Concorde, aeronave supersônica comercial que voou entre os anos de 1976 e 2003, por exemplo, voou em Mach 2.02 (equivalente a 2,2 vezes a velocidade do som) e fazia o trajeto Nova York-Londres em 3 horas e meia.
Kevin Bowcutt, técnico sênior e cientista responsável pelo projeto, estima que a aeronave seja uma realidade dentro de 20 ou 30 anos. "Estamos entusiasmados com o potencial da tecnologia hipersônica para conectar o mundo cada vez mais rápido”, disse.
"A Boeing está construindo o projeto baseado em seis décadas de trabalho no desenvolvimento e vôo de veículos hipersônicos experimentais, o que nos torna a empresa certa para liderar o esforço de levar essa tecnologia ao mercado no futuro", acrescentou.
Segundo o CEO da Boeing, Dennis A. Muilenburg, esse é um conceito que pode redefinir a aviação e conectar o mundo mais rápido que nunca (veja abaixo o tuíte dele).
We just revealed a new hypersonic vehicle concept @AIAA Aviation %u2013 a
%u2014 Dennis A. Muilenburg (@BoeingCEO) 26 de junho de 2018
concept that one day could redefine aviation and connect the world faster than
ever before. What do you think? https://t.co/AvsNlc7aLf pic.twitter.com/P5nbxGnlOd
De acordo com a empresa, a aeronave poderá ser utilizada para fins militares e comerciais.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa