O Centro Humanitário e Assistencial Rei Salman (KSrelief) lançou esta semana o Projeto Saudita para Eliminação de Minas Terrestres (MASAM), um programa para erradicar as minas terrestres no Iêmen com o objetivo de proteger civis e garantir o fornecimento de materiais humanitários urgentes.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20180629005837/pt/
Dr. Abdullah Al Rabeeah, KSrelief Supervisor General (Photo: AETOSWire)
Mais de 600 mil minas estão instaladas nas áreas liberadas pelas milícias, 130 mil minas aquáticas - banidas internacionalmente -, 40 mil minas em Marib e 16 mil na ilha de Mayon.
O conflito resultou na fabricação e distribuição de minas terrestres por milícias, causando mais de 1.539 mortes registradas, ferimentos em mais de 3 mil pessoas e deficiência permanente para mais de 900 iemenitas, a maior parte mulheres, crianças e idosos. Infelizmente, esses números são muito inferiores às estimativas atuais, uma vez que o programa de desminagem nacional não conseguiu identificar e registrar os números reais. No centro de próteses fundado pelo KSrelief em Marib, mais de 195 vítimas de minas terrestres receberam 305 próteses no último ano.
O projeto criado pelo KSrelief foi lançado segunda-feira, após o governo iemenita assinar um Acordo para Eliminação de Minas Terrestres e Resíduos Explosivos da Guerra com Dynashield, em solidariedade com a empresa Dynasafe, do Reino Unido. A eliminação ocorrerá em cinco fases:
· Fase 1: Consulta, análise topográfica e coordenação com autoridades locais.
· Fase 2: Mobilização e execução inicial da eliminação segura das minas terrestres.
· Fase 3: Operações abrangentes de limpeza para eliminação das minas terrestres em pelo menos seis estados do Iêmen, incluindo Sanaa, Marib, Aden e Taiz.
· Fase 4: Distribuição de equipes de intervenção rápida para liberar infraestruturas de fornecimento assistencial e situações de resposta a emergências.
· Fase 5: Gestão das operações abrangentes e implementação contínua das fases 3 e 4.
Dr. Abdullah Al Rabeeah, Supervisor Geral do KSrelief, declarou: "O uso de minas terrestres contra pessoas inocentes do Iêmen foi um flagelo abominável para a vida de civis e trabalhadores de ajuda humanitária em todo o país. O KSrelief e nossos parceiros na Dynashield, com o apoio do governo iemenita, estão comprometidos com a eliminação segura e abrangente desses artefatos devastadores. Além disso, esse projeto liberará rotas de prestação de assistência para garantir o fluxo livre de suprimentos humanitários. Nossa promessa é uma vida sem minas terrestres para o povo do Iêmen."
*Fonte:AETOSWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180629005837/pt/
Centro de Comunicação Internacional, Ministério da Imprensa, Arábia Saudita; Essam Al-Ghalib, +966562213395 cic@moci.gov.sa Twitter: @CICSaudi
© 2018 Business Wire, Inc. Aviso: Este documento não é de autoria da AFP e a AFP não pode se responsabilizar por seu conteúdo. Para esclarecer qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, contate as pessoas/empresas indicadas neste comunicado de imprensa.