Andrés Manuel López Obrador venceu no domingo a eleição presidencial no México, com mais de 53% dos votos, o que leva a esquerda ao poder na segunda maior economia da América Latina pela primeira vez em sua história recente.
A seguir as reações de alguns líderes da região no Twitter:
- Trump "ansioso para trabalhar"
"Parabéns a Andrés Manuel Lopez Obrador por se tornar o próximo presidente do México. Eu estou muito ansioso para trabalhar com ele. Há muito a ser feito para beneficiar tanto os Estados Unidos quanto o México!", tuitou o presidente americano, Donald Trump.
- Maduro e as "alamedas de soberania"
"Felicito o irmão povo mexicano e seu presidente eleito, @lopezobrador_. Que se abram as amplas alamedas de soberania e amizade de nossos povos. Com ele triunfa a verdade acima da mentira e se renova a esperança da Pátria Grande", escreveu no Twitter o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
- Trudeau: "amigos próximos"
"Estamos unidos por objetivos comuns (...) Temos uma relação comercial mutuamente benéfica que o resto do mundo inveja. Nossos esforços comuns para atualizar ao século XXI o Acordo de Livre Comércio da América do Norte são uma prova disto", afirmou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.
- Temer: uma maior proximidade com o Brasil -
"Meus cumprimentos a @lopezobrador_ por sua vitória na eleição presidencial no México. A amizade entre o Brasil e o México é muito forte e antiga. Reafirmo nossa plena disposição para trabalhar em favor de aproximação ainda maior entre nossos países", afirmou no Twitter o presidente Michel Temer.
- Daniel Ortega: "luta tenaz e corajosa"
Na Nicarágua, o presidente Daniel Ortega e sua mulher e vice-presidente Rosario Murillo publicaram uma mensagem conjunta no site oficial El 19 Digital, no qual se dirigem a López Obrador. Que "sua chegada à Presidência do México, depois de uma luta tenaz e corajosa, mostra a capacidade incansável do Espírito de nossos Povos".
- Chile: unidos na Aliança do Pacífico-
"Acabo de conversar com Andrés Manuel López Obrador,presidente eleito do México. Lha desejo muito sucesso esportivo nos próximos 90 minutos e em seu governo durante os próximos 6 anos. Trabalharemos muito unidos na Aliança do Pacífico pelo desenvolvimento integral de chilenos e mexicano", disse no Twitter Sebastián Piñera, presidente do Chile.
- Cuidar da cooperação com a Rússia -
O presidente Vladimir Putin felicitou o presidente eleito e ressaltou que a Rússia "tem em alta estima suas relações por tradição amigáveis com o México", indicou com Kremlin em um comunicado. "Também expressou sua esperança de que, durante seu mandato, Andrés Manuel López Obrador dedique à cooperação entre os dois países a atenção merecida".
- Morales: "nova página na história"
"Estamos seguros que seu governo escreverá uma nova página na história de dignidade e soberania latino-americana", escreveu o presidente boliviano Evo Morales no Twitter.
- Moreno: "unindo esperanças"
"Felicitações a Andrés Manuel @LopezObrador_ novo presidente do México. Meus melhores augúrios para o irmão povo asteca. Continuaremos estreitando os laços e unindo as esperanças", afirmou o presidente equatoriano, Lenín Moreno.
- Santos: manter as relações
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia em fim de mandato, felicitou López Obrador e pediu a manutenção das "excelentes relações entre nossos dois países".
- Vizcarra: amizade e cooperação -
O presidente de Peru, Martín Vizcarra enviou uma mensagem no Twitter desejando sucesso político ao mexicano. "Minhas felicitações a @lopezobrador_ por sua eleição como presidente do México. Desejo sucesso em sua gestão e renovo o compromisso de manter nossos históricos vínculos de amizade e cooperação.
- Sánchez Cerén: laços de amizade
"Com @lopezobrador_ seguiremos fortalecendo os profundos laços de amizade em função do bem-estar de nossos povos", escreveu o presidente salvadorenho, Salvador Sánchez Cerén.
- Irmandade entre Espanha e México
O governo de Espanha celebrou a eleição "pacífica e democrática" e expressou sua "vontade de continuar trabalhando" com o México "para acompanhar e aprofundar os estreitos laços de simpatia e irmandade que já unen os cidadãos" de ambos os países.
-Uruguai: um sentimento de gratidão
Em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o governo do Uruguai saudou a vitória de López Obrador e lembrou que o país "mantém um profundo sentimento de gratidão com o México pela solidariedade demonstrada por seu povo e seu governo em épocas obscuras da história recente".