Mais de 2.000 bombeiros combatem um grande incêndio florestal no norte da Califórnia, enquanto se espera um final de semana de muito calor que poderá estender as chamas.
O chamado "County Fire" arrasou na terça-feira 283 km2 nos condados de Napa e Yolo, e até o momento apenas foi contido em 5%, segundo as autoridades, que pediram aos residentes da área para ficarem prontos para serem retirados do local caso as condições piorem.
O incêndio começou no sábado a cerca de 80 km a oeste de Sacramento, capital da Califórnia.
A fumaça e as cinzas deram um tom laranja ao céu, o que levou o Corpo de Bombeiros de San Francisco a emitir um alerta no domingo sobre a qualidade do ar, pedindo a idosos, crianças e doentes cardíacos a evitar atividades físicas.
Os bombeiros do estado também combatiam outro incêndio, o Pawnee. A porta-voz dos bombeiros da Califórnia (Cal Fire), Tricia Austin, disse à AFP que as chamas do Pawnee afetaram uma área de 60,2 km2 no condado de Lake, ao norte de San Francisco, destruindo 22 estruturas. Segundo Austin, espera-se que este incêndio seja controlado para o final de semana.
A porta-voz informou que a temporada de incêndios florestais, que normalmente se desenvolve entre setembro e outubro, começou neste ano mais cedo do que o habitual.
As autoridades esperam novos incêndios durante o feriado de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, em que muita gente acende fogos de artifício ilegais.
.