O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a União Europeia é um inimigo devido ao que "faz" com o seu país "no comércio". A declaração foi dada em entrevista à emissora CBS, quando o americano foi questionado sobre quem seriam os maiores competidores e inimigos de Washington globalmente.
"Acho que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, com o que faz conosco no comércio. Você não pensaria na União Europeia, mas eles são um inimigo", respondeu Trump. "A Rússia é um inimigo, em alguns aspectos. A China é certamente um inimigo, economicamente. Mas isso não significa que eles são ruins, não significa nada, significa que são competidores. Eles querem ir bem e nós queremos ir bem."
Diante da surpresa do entrevistador com a classificação de Bruxelas como "inimigo", o ocupante da Casa Branca prosseguiu, dizendo que o bloco é "muito difícil".
Leia Mais
Trump põe Rússia entre 'inimigos' dos EUA antes de cúpula com PutinEUA: Trump chega à Finlândia para encontro com presidente da RússiaTrump parabeniza França por Copa do Mundo 'extraordinária'"A Alemanha fez um negócio de gasoduto com a Rússia, em que pagarão bilhões e bilhões de dólares por ano por energia. E eu digo que isso não é bom, não é justo, porque você supostamente deve lutar (para defender) alguém e, então, esse alguém dá bilhões de dólares para aquele de quem você deveria estar protegendo esse alguém? Acho que é ridículo", atacou o presidente americano.
Ele concluiu o raciocínio apontando vagamente que "há muita raiva pelo fato de a Alemanha estar pagando bilhões de dólares à Rússia". "É uma coisa muito ruim para a Alemanha.