O Banco Central da Turquia anunciou nesta segunda-feira que adotará todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade financeira após a desvalorização da lira nos últimos dias.
"O Banco Central proporcionará toda a liquidez necessária aos bancos", afirmou a instituição em um comunicado.
Nos últimos dias, a moeda turca sofreu uma grande desvalorização em relação ao dólar após as novas tarifas que o governo dos Estados Unidos adotou para as importações de aço e alumínio da Turquia e pela tensão diplomática entre os dois países.
O anúncio interrompeu as perdas registradas pela lira nos mercados asiáticos. A moeda turca era negociada a 6,65 por dólar às 6H00 GMT (3H00 de Brasília). No domingo à noite registrou o mínimo histórico a 7,2362 liras por dólar.
Na sexta-feira, a lira turca chegou a perder 16% de seu valor ante o dólar.
O genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, Berat Albayrak, ministro das Finanças, anunciou no domingo que a partir de segunda-feira seriam adotadas as "medidas necessárias para acalmar os mercados".
"O Banco Central vigiará de perto a profundidade dos mercados e as formações de preços. E adotará todas as medidas necessárias para assegurar a estabilidade financeira, se for necessário", afirmou o BC em um comunicado publicado nesta segunda-feira.
O texto também promete "proporcionar aos bancos toda a liquidez necessária".
O banco também revisou os índices de reservas obrigatórias para os bancos, também com o objetivo de evitar qualquer problema de liquidez.