O grupo japonês Sony anunciou nesta quarta-feira que voltará a fabricar a primeira versão de seu console Playstation, mas em miniatura, que estará disponível no mundo todo, embora "em quantidades limitadas", a partir de 3 de dezembro.
O console, rebatizado "Playstation Classic", terá o mesmo aspecto que o original, "mas em tamanho miniatura, 45% menor nas laterais e 80% em volume", indica a empresa em um comunicado.
A Sony detalhe que o miniconsole será vendido por 99,99 euros na Europa e 99 dólares nos Estados Unidos. A quantidade de consoles fabricados não foi divulgada.
Um total de 20 jogos virão instalados de fábrica no console, incluindo os míticos "Final Fantasy VII", o jogo de luta "Tekken 3" ou o jogo de corridas "Ridge Racer Type 4".
O "PlayStation Classic é perfeito para os fãs nostálgicos do Playstation (...) assim como para os novos jogadores que querem experimentar os clássicos da década de 1990", indica o comunicado.
O fabricante japonês está seguindo a tendência "vintage" com miniconsoles, impulsada pela Nintendo, que em novembro de 2016 lançou uma versão mais compacta de seu NES. No ano seguinte, reviveu o Super Nintendo.
Lançado em 1994, o Playstation se consolidou como um console de referência na época.
Dez anos depois, a Sony anunciou ter vendido mais de 100 milhões de unidades no mundo todo.
Desde então, foi substituído por três novas versões, e um Playstation 5 poderia ser lançado no ano que vem.