Jornal Estado de Minas

Vaquitas marinas, cetáceos em risco de extinção, são avistadas no México

Cientistas mexicanos avistaram seis "vaquitas marinas" recentemente,uma espécie endêmica do mexicano Golfo da Califórnia que está à beira da extinção, informaram pesquisadores nesta quarta-feira (17).

"Não acabou a esperança", disse Lorenzo Rojas, pesquisador do Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita Marina (CIRVA).

Durante uma expedição de 11 dias pelo Golfo da Califórnia entre o fim de setembro e o começo de outubro, um grupo de pesquisadores especialistas em mamíferos marinhos avistaram seis vaquitas, "entre elas um filhote", comemorou o diretor do Museu da Baleia, Diego Ruiz.

Esta cifra não representa uma contagem completa da população deste animal, que é a menor do mundo.

Pesquisadores analisam os dados obtidos nessa expedição e em janeiro vão dar um novo balanço sobre a população da "vaquita marina".

O último estudo da CIRVA feito em 2017 apontou que restavam apenas 30 "vaquitas marinas", também conhecidas com o panda do mar devido às manchas pretas que têm em volta dos olhos.

A ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou em maio deste ano que a espécie pode ser extinta ainda este ano se os animais continuarem morrendo devido à pesca incidental.

.