Uma bisavó de 106 anos de idade, nascida em El Salvador, tornou-se cidadã americana na terça-feira, quando os Estados Unidos realizavam eleições legislativas, nas quais a imigração na América Central era uma questão importante.
Maria Valles Bonilla acenou uma pequena bandeira americana em uma cerimônia em Washington, com a mão em seu coração enquanto prometia fidelidade aos Estados Unidos, cercada pela família, incluindo seus bisnetos.
Ela foi entrevistada antecipadamente por agentes dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, que determinaram que ela reunia todas as condições necessárias para se naturalizar como cidadã americana, disse um porta-voz.
Durante sua entrevista, Valles Bonilla disse que seu falecido marido tinha o sonho de se tornar americano e, assim, preencheu a papelada e completou o processo em sua homenagem.
O presidente Donald Trump lidera uma campanha contra a imigração ilegal, concentrando seus ataques principalmente na caravana de milhares de imigrantes que caminham a pé em direção aos Estados Unidos, na esperança de obter asilo.
Muitos membros da caravana procedem de El Salvador, fugindo da violência e da pobreza.