Jornal Estado de Minas

Ministro francês relata 8ª morte em protestos; outras 115 pessoas foram detidas

O ministro do Interior francês afirmou que uma oitava pessoa morreu desde o início dos protestos que ficaram conhecidos como a manifestação dos "coletes amarelos". Outras 115 pessoas foram detidas. 
 
Christophe Castaner afirmou pelo Twitter, neste sábado, que a morte ocorreu na noite anterior, de sexta-feira (14). O tweet não forneceu detalhes sobre a morte, mas sugeriu que ela ocorreu em um dos bloqueios em estradas.
 
A polícia de Paris afirmou que 115 pessoas haviam sido detidas em um dia de protestos majoritariamente calmos dos "coletes amarelos" na capital francesa, que deixaram sete pessoas com ferimentos leves.
 
Os protestos em Paris e no restante da França tiveram um movimento substancialmente menor em sua quinta semana seguida. A polícia estimou o número de manifestantes em Paris em cerca de 3 mil, ante 10 mil no sábado anterior (8). Em toda a França, a quantidade de pessoas nos protestos divulgada por autoridades do país foi de 33.500, menos da metade do número de uma semana antes.
 
As manifestações começaram como um protesto contra o aumento no preço de combustíveis, mas se transformaram em um movimento nacional contra injustiças econômicas das quais os franceses com menor renda alegam serem vítimas.
.