De acordo com um estudo profundo realizado pela Agência Espacial de Luxemburgo, a utilização de recursos espaciais deverá gerar importantes benefícios socioeconômicos em muitas áreas, incluindo os impactos no PIB, criação de emprego, bem como transbordamentos tecnológicos e de mercado em vários domínios técnicos, como análise dados, ciência dos materiais, manufatura aditiva e robótica.
O estudo identificou os mercados potenciais para o uso de recursos espaciais, além das cadeias de valor e as oportunidades que serão criadas para as empresas. A cadeia de valor do propelente para foguetes e outros veículos espaciais oferece o caso de negócio mais viável e a melhor oportunidade em curto prazo, devido à alta confiança na demanda e disponibilidade de água na Lua, Marte e outros corpos celestes e sua criticidade em aplicações espaciais. As avaliações de economia de custo demonstraram reduções substanciais dos custos para missões espaciais, revelando mercados viáveis para produtos de recursos espaciais.
Segundo o estudo, a indústria de utilização de recursos espaciais deverá gerar uma receita de mercado de até 170 bilhões de euros durante o período de 2018 a 2045. Para o mesmo período, os ganhos de eficiência na forma de redução de custos para os usuários finais e clientes de recursos espaciais são estimados em até 135 bilhões de euros. Esse montante é responsável pelos combustíveis, água para suporte de vida e materiais para equipamentos e construção de infraestrutura in-situ (como regolito e metais).
Com base em uma extensa revisão da literatura, bem como em dados coletados em várias entrevistas com especialistas do setor em agências espaciais, empresas privadas e universidades, o estudo conclui em suas descobertas gerais que a utilização de recursos espaciais poderia permitir reduções substanciais de custo para missões de exploração espacial em médio prazo, e é altamente estratégico para a exploração espacial em longo prazo, uma vez que melhoraria a autonomia e a segurança das missões tripuladas.
Com a iniciativa SpaceResources.lu, Luxemburgo posicionou-se como o centro europeu na futura economia de recursos espaciais. A exploração e a utilização de recursos espaciais, destinam-se a gerar oportunidades atrativas em Luxemburgo, na Europa e no mundo todo, tanto para os operadores estabelecidos quanto para os que estão começando as atividades
Um resumo do estudo sobre a cadeia de valor dos recursos espaciais encontra-se publicado no site da Agência Espacial do Luxemburgo: www.space-agency.lu
Lançado pela Agência Espacial do Luxemburgo
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20181220005485/pt/
Agência Espacial de Luxemburgo Paul Zenners E-mail: paul.zenners@space-agency.lu Tel.: (+352)-288-482-24 Celular: (+352)-621-409-141
© 2018 Business Wire, Inc. Aviso: Este documento não é de autoria da AFP e a AFP não pode se responsabilizar por seu conteúdo. Para esclarecer qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, contate as pessoas/empresas indicadas neste comunicado de imprensa.