O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que há "grande chance" de que ocorra a paralisação parcial ("shutdown") de seu governo, por causa da oposição do Partido Democrata a apoiar a liberação de verbas para a construção de um muro na fronteira com o México.
Leia Mais
Trump analisa quatro nomes para o cargo de chefe de gabineteAssessor de Trump convida Bolsonaro a ir aos EUA e diz esperar parceria dinâmicaBolsonaro se reúne hoje com assessor de Trump no Rio de JaneiroAssessor de Trump vê 'oportunidade histórica' com eleição de BolsonaroAssessor de Trump confirma encontro com Bolsonaro no Rio"É possível que tenhamos shutdown, diria que a chance é bem boa" afirmou Trump, dizendo que isso ocorre porque "os democratas não parecem preocupados com essa questão". O presidente defendeu que o muro é crucial para a segurança fronteiriça, para enfrentar problemas como o narcotráfico e o tráfico de pessoas.
Para Trump, o muro "se pagaria sozinho", com a economia, por exemplo, com gastos militares na região, mas os democratas o rejeitariam por razões políticas.
De qualquer modo, o presidente afirmou que seu governo está preparado para "um shutdown muito longo", se for o caso.