A ex-atriz Brigitte Bardot pediu nesta quarta-feira ao presidente francês Emmanuel Macron um "milagre" de Natal para melhorar as condições dos animais, em uma carta na qual também solicita a instalação de câmeras de videovigilância em matadouros.
"A proteção animal na França está totalmente abandonada, não importa para o governo", disse a artista de 84 anos e ativista dos direitos dos animais em uma carta aberta.
"O Natal é um pequeno milagre para alguns e acredito em milagres!", prosseguiu.
"É difícil, às vezes impossível, melhorar a condição humana, mas com um pouco de atenção, compaixão e vontade seria fácil melhorar o dos animais cujos sofrimentos são uma vergonha para toda a França", disse ainda Brigitte Bardot.
Para ela, a vigilância por vídeo é indispensável nos matadouros, "lugares assustadores onde 3 milhões de animais são mortos todos os dias na França, em condições bárbaras, indignas e terríveis".
Por outro lado, ele acusa Macron de ter demonstrado sua "lealdade aos caçadores". "Você faz da França um centro de lazer para o extermínio de animais", enfatiza.
Bardot lembra que 76 associações de proteção animal, incluindo a Fundação Bardot, acabam de publicar uma denúncia sobre "abusos de caça".
Nos últimos meses, a ex-atriz repetidamente chamou a atenção do presidente da República sobre o tema das condições dos animais.