(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA culpa Huawei por roubo de tecnologia e violação de sanções ao Irã


postado em 28/01/2019 21:50

Os Estados Unidos culparam nesta segunda-feira (28) a gigante das telecomunicações chinesa Huawei em dois casos que possivelmente aumentarão a tensão entre as duas potências.

O Departamento de Justiça americano anunciou 13 acusações contra o grupo chinês e sua diretora financeira, Meng Wanzhou, por supostamente violar as sanções americanas contra o Irã.

O ministério atribuiu mais de 10 acusações a duas filiais da Huawei por roubar tecnologia relacionada com os telefones celulares à americana T-Mobile.

Essas acusações "expõem as ações descaradas e persistentes da Huawei para explorar companhias e instituições financeiras americanas e para ameaçar o mercado global livre e justo", disse o diretor do FBI, Christopher Wray.

A detenção de Meng Wanzhou em dezembro em Vancouver, a pedido dos Estados Unidos, provocou uma crise diplomática entre Washington e Canadá, por um lado, e a China, por outro.

A dirigente da Huawei, que se encontra na liberdade condicional, comparecerá a um tribunal canadense no contexto do processo de extradição lançado pelos Estados Unidos.

Washington confirmou que apresentará um pedido formal de extradição antes da data limite de 30 de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)